Identity
Gestão de Identidades no SAPO

08 Dezembro 2009

Depois do teaser que deixámos em Setembro, ficou disponível desde o Codebits 2009 a primeira versão do software do cartão do cidadão para OSX

 

OSX Citizen

 

Qualquer cidadão utilizador de Mac que experimentasse usar o software oficial do cartão do cidadão teria certamente vários problemas

 

1. Instalação é à falta de melhor adjectivo, obnóxia.

2. Compatibilidade exclusiva com o browser Firefox.

3. Permanente atraso face à release actual do OSX (ainda vai no 10.5)

4. Inexistência de integração com o Keychain (Porta-chaves)

 

CIdadão OSX, mas de segunda categoria. Ao contrário dos belgas que viram a distribuição do OSX contemplar nativamente o seu cartão do cidadão, os portugueses têm de se contentar com um "port" da versão Windows, fechada a 7 chaves.

 

No SAPO fizémos várias abordagens ao tema. Conversas com a Apple e a Zetes a quem agradecemos a atenção que dispensaram ao tema mas cujas mãos estavam aparentemente atadas por questões de negócio.

O objectivo inicial era usar o tokend nativo do OSX.

 

A alternativa mais viável foi juntar as peças do puzzle. Por um lado, a comunidade dos developers com os brilhantes João Poupino e Paulo Andrade; por outro um projecto opensource dedicado aos Smart Cards: o OpenSC.

 

A peça final do puzzle foi-nos gentilmente cedida pela A.M.A. (Agência para a Modernização Administrativa) que nos disponibilizou a documentação possível.

 

O resultado foi esta primeira versão que integra plenamente com o Keychain e consequentemente com o Safari.

 

O código é totalmente open source. Inclusive soubémos que os desenvolvimentos feitos irão integrar a distribuição oficial do OpenSC em breve.

 

É uma versão beta. Reportes de bugs e sugestões serão bem vindas. Developers interessados em participar no projecto também.

 

O roadmap prevê vários objectivos entre os quais destacamos

 

1. Criar uma interface gráfica (GUI) para vizualizar os dados do cartão

2. Criar forma fácil e eficiente de obter certificados de mail junto de uma CA e incorporá-los no próprio cartão. Isto permitirá assinar mails no Mail.app

 

Experimentem e deixem-nos o vosso feedback.

 

PS. Agradecimentos especiais ao cidadão osx honorário número 1, o Manuel Silva dos Açores que muito interveio na fase inicial.

publicado por Eduardo às 22:34

Viva,

Eu já tive a autenticação a funcionar no meu Snow Leopard, mas entretanto mudei para o Lion e lá estou eu com dificuldades outra vez.

O problema disto tudo é que parece não existir lógica naquilo que está a acontecer.

Depois de instalar a última versão do OSXCitizen, no Safari, nos sites do estado, mostra-me os certificados para escolher, escolho o de autenticação e ao redireccionar dá-me o erro "The page requires a valid SSL client certificate". Ainda no safari, ao fazer login no sapo e depois de escolher o certificado diz-me, novamente na caixa de escolha do certificado que não aceita o certificado "Unknown".

No Chrome, no Sapo pede o PIN e entra perfeitamente. Ainda no Chrome e nos sites do estado, ao carregar em "Autorizar" não me chega a mostrar a caixa de selecção dos certificados e dá-me logo o erro "Ocorreu um problema durante o seu processo de autenticação."

Será que me podem dar uma ajuda?

Obrigado.
Hugo Costa a 6 de Março de 2012 às 17:33

Porque tinha que me ligar urgentemente ao portal do cidadão, instalei o Windows 8 no vmware fusion, instalei o software para windows 7 do CC e usei o IE. Funcionou tudo na perfeição.

É triste, eu sei. :)
Hugo Costa a 9 de Março de 2012 às 15:11

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
posts dos autores
pesquisar
 
blogs SAPO