Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Identity

Gestão de Identidades no SAPO

Identity

Gestão de Identidades no SAPO

Ter | 19.05.09

O SAPO com Cartão do Cidadão e OpenID

Eduardo

 

Há pouco mais de um mês prometemos novidades quanto à autenticação do SAPO.

 

Os mais atentos terão verificado que alguns dos serviços do SAPO já exibem uma nova e fresquinha página de login. Para além do tradicional email/password, é possível agora usar OpenID ou o Cartão do Cidadão como formas de autenticação.

 

O actual widget de login irá desaparecendo gradualmente dos sites do SAPO sendo substituído por esta nova página.

 

Foram várias as razões que nos levaram para este caminho. Aqui ficam algumas:

 

Javascript

 

Com o widget os browsers sem javascript não podiam fazer login nos sites. Com a nova página ambos os cenários funcionam sendo a experiência obviamente melhor para quem tenha javascript activo.

 

Bookmarks

 

Não era possível fazer bookmark de uma página de login nem usar os botões back/forward do browser. Tivémos o cuidado de manter todas as tabs da página "bookmarkable" individualmente.

 

Dimensão

 

Ao adicionarmos novas formas de login, o widget estava a ficar verdadeiramente ilegível. Pior, com o advento dos netbooks e outros écrans menores, este ficava por vezes parcialmente cortado.

Ao usarmos uma página de login podemos adaptar o layout ao dispositivo e às suas capacidades de fazer o rendering do XHTML.

 

 

Login com Cartão do Cidadão

 

Implementámos o login com cartão do cidadão fazendo uso do que já havíamos preparado por forma a aceitar certificados. Foi apenas dar o passo adicional e aí está. Login e/ou registo de utilizadores via Cartão do Cidadão.

 

 

OpenID

 

Este era o passo óbvio depois de lançarmos o OpenID provider. Agora é possível fazer login ou registo usando qualquer OpenID.

 

As novidades não ficam por aqui. Nos próximos dias há mais:

Falaremos de federação.

 

68 comentários

Comentar post

Pág. 1/2